A Bassi Têxtil, sempre em busca de oferecer condições especiais para a atuação de sua equipe de colaboradores, realiza uma ação visando ter maior assertividade quanto a como gerenciar nossas equipes.

A atividade é realizada de forma humanizada com foco em desenvolver ainda mais a equipe.

A ferramenta da Sólides, empresa parceira da Bassi Têxtil na gestão de recursos humanos auxilia num conhecimento mais profundo sobre cada um e vai proporcionar que todos se conheçam muito mais, através da análise comportamental.

A partir dos quatro perfis comportamentais expostos neste artigo, o gestor já é capaz de identificar as características de cada tipo em seus colaboradores e, assim, fazer os ajustes necessários.

Conheça os perfis e como cada um pode colaborar para um melhor desempenho na empresa

 

Perfil Planejador

Os colaboradores que têm esse perfil são confiáveis, estáveis, calmos e pacientes. Gostam das coisas organizadas e conseguem manter o controle em situações de emergência. São, também, excelentes para mediar conflitos ou disputas.

Desempenham suas funções com tranquilidade, mas costumam prolongar o início da execução de trabalhos para poderem planejar mais. Na concepção desse colaborador, o planejamento ou estratégia tem muito mais peso que o resultado.

Como ponto negativo, são, por vezes, pessimistas e medrosos.

 

Perfil Executor

O colaborador executor tem perfil dominante e sua autoconfiança é bem grande. Por esse motivo, muitas vezes são chamados de autoritários.

Adoram desafios e dificuldades e, por isso, são muito competitivos e defendem sua opinião com muita coragem e assertividade.

O executor gosta de ir direto ao ponto e concentram seus esforços na realização das tarefas para alcançarem as metas estabelecidas. Dificilmente precisam de supervisão ou de gerência; são bastante proativos!

Vale citar que um colaborador com esse perfil prefere trabalhar sozinho e é menos empreendedor que os demais.

 

Perfil Comunicador

Como o próprio nome sugere, colaboradores com esse perfil são muito comunicativas e carismáticas.

Se relaciona facilmente com os demais colaboradores e, ao contrário do planejador, são otimistas. São incentivadores natos e, por isso, usam a comunicação para integrar as equipes.

Realizam atividades com energia e ritmo, mas deixam a desejar quando são solicitados a seguir cronogramas, regras ou protocolos de procedimentos.

 

Perfil Analista

Os colaboradores que possuem o perfil analista prezam pela ordem e os detalhes, por isso se sentem confortáveis realizando tarefas repetitivas e gestão de processos. São, geralmente, conservadores e responsáveis.

O Analista é muito atento aos detalhes, mas não gosta de trabalhar sob pressão.

Em linhas gerais, os analistas são especializados e seus projetos são meticulosos. No entanto, são pessoas nada práticas e preferem trabalhar sozinhos.

A partir dos quatro perfis comportamentais expostos neste artigo, o gestor já é capaz de identificar as características de cada tipo em seus colaboradores e, assim, fazer os ajustes necessários.

Um colaborador que possui o perfil analítico não será capaz de desenvolver todo o seu potencial executando uma função que exige integração das equipes. Esse papel é melhor desempenhado por um colaborador de perfil comunicador.