Não há nenhuma fórmula mágica para aprender a se relacionar melhor com os colegas de trabalho. Entretanto, existem atitudes que ajudam a tornar o ambiente mais agradável
- Seja agradável
A atitude básica para se relacionar positivamente com os colegas de trabalho é ser agradável. Isso inclui uma postura aberta ao diálogo, cumprimentá-los, sorrir, enfim, agir da maneira que gostaria que agissem contigo.
- Demonstre interesse pelas pessoas
Sempre que for conversar com os seus colegas, demonstre interesse pelo que estão dizendo, ouvindo-os e fazendo perguntas. Evite querer ser aquele que apenas fala e não escuta ninguém. Quanto mais conhecer as pessoas, melhor saberá como lidar com elas de modo positivo.
- Trate a todos com respeito
O respeito é a base para qualquer relacionamento e deve estar sempre presente nas interações com colegas de trabalho. Isso inclui se comunicar de forma educada, respeitar as diferenças, os limites e os direitos de todos. Assim, além de manter uma postura adequada, incentivará os demais a agirem da mesma maneira contigo.
- Faça pequenas gentilezas
Realizar pequenas gentilezas pode ajudar na construção de relacionamentos positivos com os colegas de trabalho. São ações simples capazes de fazer com que eles se sintam acolhidos e queridos.
Fonte: IBC Coaching Brasil