O inverno chegou e com ele, a baixa umidade do ar e as mudanças bruscas na temperatura. Essas características típicas criam condições ideais para o surgimento de doenças. Sendo assim, os cuidados com a saúde no frio são fundamentais para preservar a sua qualidade de vida e o seu bem-estar.
Nesse sentido, o inverno é um período em que o organismo fica mais vulnerável a doenças e problemas respiratórios. Elas são responsáveis por aumentar a busca por consultas médicas em caráter de emergência, mas muitas vezes podem ser evitadas com cuidados simples.
Por que é importante cuidar da saúde no frio?
A chegada do inverno provoca a queda nas temperaturas e na umidade do ar. Portanto, é um período do ano em que a incidência de desconfortos, risco de infecções, redução da imunidade e ressecamento das vias respiratórias é elevada.
Você sabia que, segundo o Instituto Nacional de Cardiologia, nos dias frios os índices de infartos podem aumentar em até 30%?
Nesse sentido, é preciso estar atento a doenças e problemas respiratórios comuns dessa época como:
- Gripes
- Resfriados
- Rinite
- Sinusite
- Bronquite
- Asma
- Pneumonia
- Otite
- Conjuntivite
- Alergias
De acordo com o Ministério da Saúde, as doenças transmitidas pelo ar aumentam consideravelmente no inverno, devido à sazonalidade do vírus, temperatura e umidade baixas e fatores comportamentais. Por isso, os cuidados devem ser redobrados, especialmente com as crianças e os idosos.
Dessa forma, é preciso estar atento para cuidar da sua saúde e dos seus familiares, evitando essas complicações. Assim, você pode ter mais qualidade de vida, bem-estar e disposição para encarar os desafios diários, aproveitando todos os momentos da vida.
Dicas para cuidar da saúde no inverno
O inverno é uma estação do ano que exige cuidados mais intensos com a saúde. Sendo assim, é primordial que algumas medidas preventivas sejam adotadas no dia a dia, para evitar sintomas e complicações.
Veja o que fazer para cuidar da sua saúde no inverno.
1 – Beba muita água
A hidratação é importante em todas as épocas do ano e para todas as pessoas, entretanto, o inverno é uma estação que exige mais atenção. Durante os dias frios, o organismo gasta mais energia para manter a temperatura, com isso, a desidratação ocorre com facilidade.
Nesse sentido, é fundamental beber água diariamente na quantidade ideal. Sendo um dos fatores mais importantes para o bom funcionamento do sistema imunológico, facilitando o combate a diversas doenças, é a hidratação também evita problemas digestivos e intestinais.
Uma dica para não esquecer de beber água é estar sempre com uma garrafinha na mão e utilizar aplicativos de celular que mostram lembretes ao longo do dia.
2 – Umidifique o ambiente
A baixa umidade do ar pode provocar o ressecamento das nossas vias respiratórias, deixando-a mais suscetível a doenças, problemas e inflamações. Por isso, umidificar o ambiente em que você está é um dos cuidados mais importantes durante os dias frios e secos.
Existem algumas formas de garantir a umidade ideal do ar, desde o uso de aparelhos criados para isso até objetos simples que temos dentro de casa. Você pode:
- Colocar toalhas molhadas ou recipientes com água no cômodo que precisa de mais umidade, assim a evaporação da água ajuda na umidificação do ambiente.
- Deixar a porta do banheiro aberta enquanto toma banho. Dessa forma a umidade se espalha pela casa.
- Usar aparelhos umidificadores de ar no ambiente.
- Utilizar soluções específicas para hidratar as narinas.
3 – Mantenha a casa limpa
Fechar a casa em dias frios é uma atitude comum, no entanto muito perigosa. Na tentativa de deixar a casa um pouco mais aquecida, a poeira vai se concentrando e ela é responsável por agravar muitas doenças respiratórias e alergias.
Isso porque a falta de circulação do ar aumenta a possibilidade de proliferação de vírus, ácaros, fungos e outros microrganismos. Sendo assim, evite locais fechados, com aglomerações e, quando estiver em casa, mantenha as janelas abertas.
Também é muito importante manter a limpeza da casa em dia. Na hora da faxina, aposte em um pano úmido para realizar a tarefa, evitando que a poeira se espalhe. Outra dica importante é evitar o uso de produtos de limpeza com odores muito fortes. Isso porque eles podem irritar nossas narinas, provocando uma crise alérgica.
4 – Cuidados com a pele e com os olhos
Nesse período, a nossa pele tente a sofrer com a desidratação. Não só pela baixa umidade do ar, mas também por conta dos banhos quentes que tomamos durante o frio. Sendo assim, é recomendado utilizar sabonetes neutros e o uso de cremes hidratantes. Principalmente em partes do nosso corpo como cotovelos, joelhos, pernas e pés, regiões que mais sofrem com o ressecamento da pele.
Além disso, pode não parecer, mas os nossos olhos também são bastante afetados com o clima seco. Isso porque eles podem sofrer com o surgimento de conjuntivite ou outras alergias. Dessa forma, é muito importante manter eles lubrificados e protegidos. Aposte no uso do soro fisiológico algumas vezes ao dia ou peça a recomendação de um colírio para o seu médico. Mesmo que você não tenha problemas oculares, é importante garantir esse cuidado.
5 – Atenção com atividades físicas
A prática de exercícios físicos no inverno é outro hábito importantíssimo para fortalecer a imunidade em todo o organismo, promovendo a saúde física e mental. Além de acelerar o metabolismo, os esportes são capazes de melhorar a disposição para encarar a rotina.
Entretanto, durante os dias de clima seco, devemos ter mais atenção com as nossas atividades físicas. Isso porque é normal que a gente se canse com mais facilidade e sinta a nossa garganta ou nossos olhos mais ressecados por conta do período.
A dica então é prestar atenção no horário em que se pratica essas atividades, dando preferência para que elas sejam realizadas antes das 10h ou depois das 17h. Vença o desânimo, comum nessa época do ano, e pratique atividade física ao menos três vezes por semana.
6 – Cuide da alimentação no frio
O inverno é uma estação em que a gastronomia é tentadora, aumentando consideravelmente o consumo de pratos gordurosos e calóricos. Entretanto, manter um cardápio equilibrado, com uma alimentação rica em verduras, legumes e frutas é fundamental para a sua saúde. Outra dica, é beber bastante sucos naturais ou água de coco.
Por ser um período em que o corpo é mais suscetível a doenças, a alimentação saudável tem um papel importante para fornecer os nutrientes necessários ao sistema imunológico. Assim você terá maior resistência aos inúmeros riscos de doenças respiratórias.
Fontes: Ministério da Saúde – Afixx – G1 –