Nossa rotina muitas vezes é estressante. Trabalhar oito horas por dia, realizando atividades sem controle ergonômico pode ser muito prejudicial à saúde.
Pensando nisso a BASSI TÊXTIL promove esta atividade visando o bem estar dos colaboradores. O objetivo dessa atividade é “proporcionar ao funcionário uma melhor utilização de sua capacidade funcional através de exercícios de alongamento, de prevenção de lesões ocupacionais e dinâmicas de recreação”.
A fisioterapeuta Mônica Nazaré Lopes Pereira montou o programa para a equipe da Bassi Têxtil pensando na necessidade de cada um de nossos colaboradores
Tipos de ginásticas laborais
- Ginástica preparatória: são os exercícios realizados no início da jornada de trabalho com o objetivo de aquecer os grupos musculares e preparar os empregados para as tarefas que serão realizadas. Isso aumenta a circulação sanguínea, oxigena a musculatura, desperta a mente e aumenta a disposição e capacidade de concentração.
- Ginástica de relaxamento: realizada no final do expediente para relaxar os músculos exigidos ao longo do dia. Os alongamentos têm o objetivo de evitar o acúmulo de ácido lático e prevenir possíveis lesões.
- Ginástica compensatória: interrompe a monotonia operacional para executar exercícios específicos e compensar os esforços repetitivos e as posições inadequadas dos postos de trabalho.
4 Benefícios da ginástica laboral
1) Aumento da produtividade
Uma pesquisa realizada em 2015 pelo Manpower Group, empresa de consultoria organizacional, mostrou que companhias que possuem programas de bem-estar e saúde são avaliadas como mais produtivas e mais propensas a serem identificadas como estimuladoras de inovação e criatividade.
2) Diminuição dos acidentes
Um dos principais efeitos da ginástica laboral é no aumento da atenção e de estímulo ao sistema neuromotor. Isso diminui acidentes causados por desequilíbrio, concentração de cargas e esforço repetitivo.
3) Redução do absenteísmo
Como mostrado anteriormente, a ginástica laboral tem função preventiva e corretiva, o que reduz as lesões dos trabalhadores. Além disso, as atividades físicas constantes melhoram a resistência cardiorespiratória e muscular, diminuindo os afastamentos por crises diabéticas e pressão alta.
4) Melhoria do clima organizacional
Por ser uma atividade fora da rotina, os exercícios laborais tornam o ambiente mais leve, aproximam o empregado de seus colegas e aumentam a satisfação com a empresa.