Como forma de garantir melhores condições de trabalho aos colaboradores, a BASSI TÊXTIL promoveu mais uma vez o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
A equipe acompanhou a movimentação de técnicos e especialistas que promoveram uma série de ações para melhor avaliar o ambiente na empresa.
O PPRA é um conjunto de medidas adotadas na empresa com o objetivo de preservar a saúde e a integridade dos colaboradores no ambiente de trabalho.
O objetivo principal do PPRA é garantir a preservação da saúde e integridade física dos colaboradores. Para isso, as equipes devem se antecipar aos riscos e buscar formas de evitar doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.
Já o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) se refere a um conjunto de medidas voltadas para prevenir, acompanhar e controlar quaisquer danos que possam ocorrer na saúde e integridade física dos trabalhadores.
De acordo com o Ministério do Trabalho, por meio da Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho, todos os colaboradores de uma empresa devem ter a saúde controlada de acordo com os riscos a que estão expostos.
O objetivo principal é identificar, precocemente, qualquer situação que possa comprometer a saúde dos colaboradores.
Na Bassi Têxtil o trabalho é realizado pelo Grupo MedNet, empresa de Medicina e Segurança do Trabalho com sede em Varginha MG.
Veja algumas das ações realizadas:
Luxímetro: Verifica a quantidade de luminosidade nos ambientes. O equipamento possui um sensor que recebe as ondas luminosas do ambiente e converte o sinal em dados mensuráveis. A grandeza, nesse caso, é fornecida em Lux (lx). Assim é possível estabelecer se a luminosidade no local está adequada
Medição: Calor – Stress Térmico – IBUTG – avalia a troca de calor dos colaboradores com o ambiente onde atuam e os efeitos na saúde. Atua para melhorar a condição de temperatura no local de trabalho
Avaliação de poeira – por meio da análise é possível determinar se quantidade de poeira no ambiente de trabalho está em nível aceitável e se pode promover riscos à saúde dos colaboradores