Os feriados nacionais são descritos nas Leis Federais nº 662/1949 e nº 10.607/2002. Os dias de carnaval (segunda, terça ou quarta-feira) não são mencionados nessas leis.
Sendo assim, os dias de carnaval não são feriados. Portanto empresas, indústrias e comércio mantém suas atividades normais nestes dias.
DE TODA FORMA, CUIDE-SE!
Mesmo não sendo feriado, muitas cidades promovem eventos. E apesar do cancelamento dos tradicionais desfiles, blocos de rua, entre outras atrações tradicionais do carnaval, algumas festas podem ser realizadas de forma particular e neste momento todo cuidado é pouco.
Veja algumas dicas para manter a segurança durante o Carnaval de 2022.
Evitar aglomerações
Esta é uma das dicas mais importantes de todas para manter a segurança. Colocar-se em meio a muitas pessoas, estando doente ou não, é algo de extremo risco.
Afinal, como aprendemos no último ano, basta que um indivíduo esteja contaminado, para transmitir o vírus para diversas outras que estejam no local.
Quando há uma aglomeração, a quantidade de pessoas que serão afetadas por isso é ainda maior.
Por essa razão, mesmo que uma pessoa já tenha contraído COVID-19 e esteja vacinada, é fundamental evitar locais muito movimentados e manter-se em espaços abertos.
Usar máscara o tempo todo
Outra medida fundamental para garantir a segurança contra o coronavírus e que precisa ser mantida é o uso de máscaras que cobrem o nariz, a boca e o queixo. Essas são as vias de entrada mais comuns do vírus, principalmente quando ele é propagado pelas partículas presentes no ar.
Além disso, é preciso ressaltar que, por conta das novas variantes, o recomendado é utilizar máscaras descartáveis e, em lugares fechados, a de modelo N95, que oferecem maior proteção que a de tecido comum.
Sem falar que ainda é muito importante manter as mãos higienizadas com água e sabão, ou álcool em gel, na falta de um lugar para se lavar. Evitar tocar os olhos, a máscara e o rosto é outra medida de proteção que se mantém.
Não ir a festas clandestinas
Apesar das orientações para manter o isolamento social e cuidados para prevenir o coronavírus, sabemos que alguns lugares promovem festas, muitas vezes sem permissão de órgãos sanitários.
São nesses espaços que ocorrem diversas atitudes nocivas à segurança das pessoas, como aglomerações, pessoas reunidas sem o uso de máscaras, entre outras ações que propagam a transmissão do vírus.
Por isso, é fundamental evitar a presença em eventos como esses.
Outros cuidados essenciais
fazer o possível para ficar em casa;
se sair, preferir ambientes abertos;
não beber em copos de outras pessoas, nem dividir talheres e objetos de uso pessoal.
Não beber em excesso.
Não dirigir, se beber
Use sempre camisinha